Mapas Mentais (Mind Maps) – O que são e como utiliza-los

O que são mapas mentais?

Os mapas mentais são uma técnica poderosa que ajuda você a visualizar seus pensamentos e comunicá-los às outras pessoas. Além disso, os mapas mentais incentivam um fluxo livre de ideias, o que os torna o formato ideal para sessões de brainstorming e solução criativa de problemas.

 

História dos mapas mentais

Representações visuais de informações têm sido usadas há milhares de anos. O termo “mapa mental”, no entanto, não existia até a década de 1970, quando foi inventado pelo pesquisador inglês Tony Buzan. Buzan estava procurando uma maneira de lidar com as grandes quantidades de informação que ele precisava memorizar durante sua época na universidade. Ele estudou as anotações dos maiores pensadores que encontrou e combinou as abordagens deles com suas próprias pesquisas sobre psicologia, pensamento criativo e memorização. Eventualmente, após os primeiros sucessos com sua técnica recém-desenvolvida, ele começou a escrever uma série de livros sobre o assunto. A primeira edição de “The Mind Map Book” surgiu em 1995. Doze anos depois, em 2007, foi lançada a primeira ferramenta de mapas mentais totalmente online. Essa ferramenta era o MindMeister, o qual rapidamente se tornou o software de mapas mentais número um na web.

Como criar um mapa mental

Comece pelo centro: para criar um mapa mental, comece escrevendo o assunto do seu mapa no centro de um pedaço de papel em branco ou tela digital. O assunto pode ser uma única palavra-chave, uma imagem, uma pergunta ou um problema que você está tentando resolver.

Adicione ramificações: ramificações são linhas que se estendem para fora do centro e simbolizam as principais categorias ou ideias-chave relacionadas ao seu assunto. A maioria dos mapas tem entre quatro e seis ramificações, mas você pode adicionar quantas forem necessárias.

Escreva uma palavra-chave em cada ramificação: use palavras-chave e frases curtas, em vez de frases longas. Isso manterá seu mapa compacto e fácil de analisar, pois você poderá ver suas ideias mais importantes rapidamente.

Adicione ideias: cada ideia que você mapear poderá acionar associações no seu cérebro e gerar novas ideias, as quais você pode, então, adicionar na forma de ramificações filhas. Não há limite quanto ao número de ramificações filhas ou níveis hierárquicos que você pode criar.

Adicione elementos visuais: enriqueça seu mapa adicionando cores, ícones e imagens a tópicos individuais. Um software de mapas mentais como o MindMeister leva isso a um novo nível, permitindo que você incorpore vídeos, adicione anotações e comentários ou anexe arquivos inteiros, como PDFs ou planilhas.

 

Por que fazer mapas mentais?

Um mapa mental é uma ferramenta de pensamento visual que tem muitas vantagens em comparação com as técnicas tradicionais de anotações e escrita. Se você está se perguntando por que deveria criar mapas mentais, confira esta lista dos principais benefícios dos mapas mentais:

Mapas mentais estruturam informações

Os mapas mentais são representações gráficas de informações que transmitem a relação entre ideias e conceitos individuais. Independentemente do quão complexo ou amplo um assunto seja, um mapa mental traz ordem ao caos e ajuda você a enxergar o “panorama geral”.

Mapas mentais estimulam a criatividade

Existem muito poucas técnicas que são capazes de fomentar sua criatividade como os mapas mentais. Isso porque os mapas mentais usam imagens e palavras-chave para criar novas associações no seu cérebro, que você também pode transcrever com uma velocidade incrível.

Mapas mentais melhoram a memória

Os mapas mentais utilizam vários gatilhos de memória, como cores e imagens. Para seu cérebro, é muito mais fácil memorizar e se lembrar deles do que texto puro. Além disso, os mapas mentais ajudam você a conectar novas informações ao conhecimento existente.

Mapas mentais facilitam a colaboração

Embora os tradicionais mapas mentais de papel sejam ótimos para o desenvolvimento de ideias por conta própria, os mapas mentais online permitem que você realize brainstorms com outras pessoas e planeje em conjunto e em tempo real, independentemente de onde as pessoas estejam ou qual dispositivo estejam usando.

 

Principais usos dos mapas mentais

As possibilidades de aplicação de mapas mentais são quase infinitas. Empresas utilizam mapas mentais principalmente com planejamento estratégico, colaboração e concepção, enquanto professores e alunos utilizam mapas para visualizar problemas complexos e promover engajamento na sala de aula. Aqui estão seis dos usos mais comuns de mapas mentais:

Brainstorming

Os mapas mentais promovem um fluxo livre de ideias e ajuda a estimular novos pensamentos através da associação. Trata-se da ferramenta perfeita para o brainstorming criativo, individual ou em equipe.

Tomar Notas

Seja em uma conferência ou na sala de aula, tomar notas em um mapa mental não é apenas mais eficiente, como também facilita a revisão e a memorização das notas.

Planejamento

Você pode utilizar mapas para traçar os planos do projeto, criar estratégias de negócios, planejar eventos e muito mais. O planejamento com mapas mentais é simples e visual — e sequer se parece com trabalho!

Gerenciamento de reuniões

Preparar e distribuir a agenda da reunião, criar apresentações rápidas, registrar atas da reunião e atribuir tarefas executáveis, tudo dentro de um único mapa mental.

Gestão de ideias

Com os mapas mentais, você gera, captura e gerencia ideias com facilidade. Reúna comentários de partes interessadas, vote e comente em tópicos, e priorize as tarefas pendentes — tudo em um único mapa.

Gestão do conhecimento

Os mapas mentais permitem que as organizações armazenem, compartilhem e gerenciem seus conhecimentos coletivos de forma centralizada e segura. Graças ao seu formato intuitivo, localizar e atualizar informações é muito simples.

Eu utilizo a ferramenta MINDMEISTER para fazer os meus Mapas Mentais. Quer conhece-la?

visite o site: https://www.mindmeister.com/pt

Se você quiser saber mais sobre os meus Cursos Online acesse:
Site: 
clique aqui
Blog: 
clique aqui
Instagram: @jevandrobarros.mentoria
Facebook: @jevandrobarrosmentoria

Baixe aqui o meu Ebook GRATUITO sobre O Ciclo da Excelência: clique aqui

Conheça o meu Processo de Mentoria Consultiva: clique aqui
Vagas abertas!!! 

Um grande abraço.
Jevandro Barros

Workshop GRATUITO

Nele eu detalho como você pode implementar na sua Empresa os 4 temas do Ciclo da Excelência:
- Estratégia Empresarial
- Planejamento Anual
- Gestão por Processos
- Controle da Rotina

Transforme o seu Negócio em uma Empresa Enxuta e Rentável.

Mais posts

Você Quer Impulsionar Seu Negócio?

Conheça nossos cursos Online.