Cafe com Leitura #012 – Livro Oportunidades Disfarçadas

Oportunidades Disfarçadas – Carlos Domingos

Histórias reais de empresas que transformaram problemas em grandes oportunidades. 

O que você faria se sua empresa estivesse passando por uma crise? Quais seriam suas atitudes? Nos últimos anos, temos escutado bastante a palavra “crise” e imaginamos muita coisa.

Quando passamos por algum problema não conseguimos refletir direito, e para algumas pessoas é difícil enxergar o que está bem à sua frente. 

Tornar a crise uma aliada. 

Vamos ver como fazer isso neste resumo comentado do livro “Oportunidades Disfarçadas”.

Para ajudar nessas situações, o autor Carlos Domingos apresenta casos reais de sucesso que irão te inspirar para a sua jornada rumo ao sucesso e à fortuna. 

 

Sobre o livro “Oportunidades Disfarçadas”

O livro “Oportunidades Disfarçadas”, escrito por Carlos Domingos, foi publicado em 2013.

Ele é um guia para obter sucesso em tempos difíceis e aprender com as maiores empresas mundiais a encontrar na crise a oportunidade de ganhar milhões e construir impérios como Apple, Dell, TAM, Coca Cola, Nike, Casas Bahia, Fortune, dentre outras. 

O livro retrata histórias reais de empresas que surgiram em tempos de crises e de tantas outras empresas que souberam vencer seus grandes desafios. A crise pode não significar o fim de tudo, mas sim o recomeço de algo maior ainda. Uma luz no fim do túnel, um combustível para ir além.   

 

Sobre o autor Carlos Domingos

Carlos Domingos é empresário, palestrante e publicitário. Trabalhou como colunista do jornal Valor Econômico e foi membro do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). 

Em 2000 fundou sua própria agência e atende empresas de grande porte. É autor do livro “Criação sem pistolão”. 

Ganhou diversos prêmios, como os 12 leões em Cannes; Profissional do Ano – da Rede Globo; o Grand Prix de Criação – Prêmio Abril de publicidade; também ganhou o prêmio de Melhor Anúncio do Mundo – da Advertising Age. 

 

E para que eu indicaria esse livro?

Esse livro eu indico principalmente para empresários e gestores. É também indicado para todas as pessoas que querem crescer, ter sucesso em seu negócio e na vida; que desejam encontrar as oportunidades presentes nos problemas do dia a dia.

Por fim, é indicado para pessoas inteligentes e bem informadas, que apreciam uma boa leitura e estão sempre atentos às novidades do mercado.   

 

Ideias principais do livro “Oportunidades Disfarçadas”

  • Os momentos de recessão são ideais para lançar um negócio novo e nos apresentar as oportunidades que estão disfarçadas nas crises;
  • Não importa a dimensão da crise, sempre haverá lugar para pessoas imaginativas, capazes de vencer as dificuldades e encontrar uma forma de faturar;
  • O benefício da crise é nos fazer pensar diferente e tomar decisões antes jamais pensadas. Devemos estar sempre abertos para inovações;
  • Geralmente em mercados estabelecidos, quando se tem concorrência, oferecer um diferencial é muito importante;
  • É possível crescer de várias formas, uma delas é se unir a seu concorrente;
  • Quando os recursos acabam, é necessário utilizar a criatividade.
     

Oportunidades disfarçadas nas crises

Neste primeiro capítulo, Carlos Domingos apresenta algumas histórias de sucesso e as estratégias emocionantes e motivadoras de empresas que souberam canalizar a crise e transformá-la em riqueza. Conforme o autor diz:

“Inícios difíceis formam homens maduros.”

Você seria capaz de perceber uma oportunidade na crise? É uma boa chance para refletir sobre a ideia de crise e ver que nem tudo está perdido, que é possível sim crescer no momento que parece não ter muitas soluções. 

Conforme Carlos Domingos

“para uma empresa sobreviver é necessário criatividade e persistência”.

Ser capaz de acelerar e investir enquanto outras pessoas pensam em desistir.

 

Oportunidades disfarçadas na concorrência acirrada

Quando se está sozinho em um determinado ramo você pode controlar os demais fatores que influenciam sua empresa. Mas, quando se tem concorrência, é necessário estar preparado para lidar com ela e se manter no negócio.

O que você faria caso tivesse uma concorrência acirrada? É preciso estar preparado para essas situações e ser capaz de se adaptar e tentar reinventar e inovar, procurando lançar algo diferente.  

Neste capítulo, o autor apresenta a história de algumas empresas que tiveram dificuldades com a concorrência e encontraram uma forma de sobreviver em um mercado muito disputado. 

Veja os exemplos das empresas União, Toyota, KLM Airlines, entre outras. Segundo Carlos:

“Muita guerra de preço e promoção aparenta desespero.”  

 

Datas comemorativas: boas ou ruins? 

Essa parte do livro “Oportunidades Disfarçadas” analisa na visão capitalista as datas comemorativas, que de certa forma ajudam a manter o comércio aquecido e fazer com que as pessoas consumam e mantenham a máquina funcionando.

Há quem acredite que as datas comemorativas apenas servem para fazer as pessoas consumirem mais e incentivar o materialismo. A verdade é que o sistema capitalista precisa desse consumo para sobreviver. 

Apenas assim a indústria manterá seus empregos, os salários, as pessoas crescendo e realizando seus sonhos. Sem contar o desafio das empresas em conservar e manter o meio ambiente e práticas sociais seguras.

 

As gigantes de Detroit numa encruzilhada

Quando empresas gigantes dão sinal de falência, apenas a intervenção do governo pode salvar diversos postos de trabalho e ajudar as pessoas a pagarem suas contas e manterem as necessidades de suas famílias. 

Foi o que aconteceu com as três principais montadoras americanas GM, Ford e Chrysler, que juntas acumularam prejuízos de bilhões em 2007, e por pouco não decretaram falência em 2008.

 

Unir-se ao concorrente não é cartel?

Não, não configura cartel a união entre empresas que querem se fortalecer, diminuir as despesas e melhorar a qualidade dos serviços por elas ofertados. Já ouviu falar em a união faz a força?

É isso mesmo, diante da crise, concorrência acirrada, as vezes a melhor alternativa é unir forças com o seu concorrente. Muitas empresas já utilizaram essa estratégia. O cartel é quando uma união ameaça a livre comercialização e prejudica o consumidor. 

Contudo, uma fusão pode trazer benefícios para a sociedade, além de evitar que ocorra falência e a diminuição significativa de postos de trabalho. 

 

Oportunidades disfarçadas nas reclamações de clientes

Os comentários e as reclamações de seus clientes podem ser o melhor termômetro para a sua empresa e indicar um novo caminho a seguir. 

É o que vamos encontrar nesse capítulo que apresenta primeiramente as dificuldades que a Disney, enquanto maior grupo de entretenimento do mundo, precisou enfrentar de forma engenhosa para manter seus clientes satisfeitos. De cada dez clientes perdidos, sete eram por conta do atendimento. 

Não adianta gastar em propaganda se seu atendimento não é o desejado. Sugestões e reclamações podem indicar um novo nicho para seu negócio.  

 

Casas Bahia: os segredos para atrair a classe C

Os gostos e desafios da exigente classe C, é o que encontraremos nessa parte. Como a rede varejista Casas Bahia, despontou como líder em vendas para a classe C, mesmo sendo uma classe exigente, que gosta de preço baixo, mas exige qualidade

Desde o Plano Real o número de lojas quintuplicou, e isso tudo se deu a experiência e muito conhecimento. O livro expõe alguns fatores-chave para o sucesso da rede. 

Para Domingos:

“A única maneira de as empresas acompanharem o consumidor é monitorar constantemente essas variações. Como se faz isso? Primeiro, estando próximo do cliente.”

 

Descubra qual o DNA da sua empresa e o respeite

Os novos tempos, novas vivências, podem exigir inovação das empresas, mas algumas coisas não devem mudar. 

É importante manter a linha e não esquecer os motivos que fizeram com que a empresa existisse e assim, respeitar essa história. Se seu legado iniciou como conservador e depois quer ser moderno, corre o risco de perder a identidade. 

“Quem planeja abrir um novo negócio ou se aventurar em outro segmento deve ter atenção redobrada aos anseios do consumidor. Só assim poderá identificar falhas das empresas atuantes do setor e criar um diferencial realmente relevante.”

 

Oportunidades disfarçadas na falta de recursos

Como seria bom se sempre tivéssemos o suficiente para realizar nossos sonhos, fazer aquela viagem tão desejada ou comprar aquele carro do ano, não é mesmo? Opções para gastar e investir não faltam. O que faltava mesmo era uma forma de ganhar dinheiro sem ter que gastar muito para investir.

É o que veremos nesse capítulo, algumas alternativas para a falta de recursos. Pois, quando temos dinheiro, fazemos as coisas do nosso modo. Agora, quando os recursos acabam é preciso saber usar a criatividade. 

Os exemplos mostram que em ambientes de restrições, com ameaça e pouco dinheiro são excelentes para gerar ideias. O importante é manter a calma.

 

Oportunidades disfarçadas nos problemas com a equipe

É importante ter um bom relacionamento com a equipe para se manter bem informado e reter talentos. Além de estar sempre aberto para ouvir sugestões e ter um ambiente receptivo para o grupo trabalhar à vontade. 

Se duas cabeças pensam melhor que uma, imagine dez cabeças pensando em responder ao mesmo desafio, a solução pode vir de onde menos se espera.

Conforme o autor

Se um dia você não conseguir dominar as emoções e for invadido por sentimentos como raiva, inveja, ciúme, revolta ou ódio, não guarde tudo isso dentro de você: canalize-os para o trabalho. Se dá certo? Com muita gente deu.”

 

Oportunidades disfarçadas nos erros

Por mais que tentamos evitar que algo dê errado, um erro pode acontecer, mas algo negativo também pode nos levar a um benefício totalmente novo. Já que o erro é difícil evitar, caso aconteça, a empresa pode e deve tirar proveito dele. 

E o mais importante é aprender com os próprios erros. O erro faz parte da vida e é necessário estar aberto para aceitar o novo.   

 

Oportunidades disfarçadas nos problemas pessoais

Quem não tem problemas? Independente da conta bancária, sempre estaremos insatisfeitos com alguma coisa, ou sempre com uma questão a resolver. Os problemas, em alguns casos, nos fortalecem e nos preparam para algo maior. 

Neste capítulo, vemos a importância dos especialistas para resolver as questões, os problemas de cada área. 

Muitas vezes a pessoa que está de fora do problema consegue enxergar melhor a solução. Todos nós podemos ter grandes ideias. 

  

E agora, como você pode aplicar estes conceitos ai na sua vida?

  • Ouça mais os seus colaboradores. Pergunte QUAL É O SEU PROBLEMA e verá que muitas coisas irão aparecer; 
  • Busque perceber que tipo de negócio está faltando na região onde você vive, o qual iria ajudar ou facilitar a vida das pessoas; 
  • Valorize a opinião e reclamações de seus clientes, eles podem lhe mostrar o próximo caminho a seguir;
  • Tenha uma visão positiva e realista a respeito do seu futuro financeiro; 
  • Descubra o que você gosta e o que as pessoas a sua volta gostam, para criar uma Empresa e ganhar dinheiro com isso; 
  • Procure sempre inovar e ter sempre um diferencial. Para ter resultados diferentes, é necessário fazer algo diferente.
  • Estruture a sua Empresa em termos de Estratégia, Planejamento, Gestão e Rotina, pois são estes os temas que farão você alcançar os resultados que deseja.

 

Gostou desse resumo do livro “Oportunidades Disfarçadas”?

E aí, o que achou do resumo comentado do Café com Leitura?

Deixe seu feedback nos comentários, sua opinião é muito importante para que eu possa continuar sempre com o melhor conteúdo.

Além disso, se você se interessou pelo livro, pode comprá-lo clicando no link que eu vou deixar na descrição deste video.

Se você quiser saber mais sobre os meus Cursos Online acesse:
Site: 
clique aqui
Blog: 
clique aqui
Instagram: @jevandrobarros.mentoria
Facebook: @jevandrobarrosmentoria

Baixe aqui o meu Ebook GRATUITO sobre O Ciclo da Excelência: clique aqui

Conheça o meu Processo de Mentoria Consultiva: clique aqui
Vagas abertas!!! 

Um grande abraço.
Jevandro Barros

Workshop GRATUITO

Nele eu detalho como você pode implementar na sua Empresa os 4 temas do Ciclo da Excelência:
- Estratégia Empresarial
- Planejamento Anual
- Gestão por Processos
- Controle da Rotina

Transforme o seu Negócio em uma Empresa Enxuta e Rentável.

Mais posts

Você Quer Impulsionar Seu Negócio?

Conheça nossos cursos Online.